Pesquisas, Sem categoria

Doutorando da Umesp, Franthiesco Ballerini investiga o poder da cultura no mundo

Franthiesco Ballerini, doutorando em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sob a linha de pesquisa de Comunicação Midiática e Processos Socioculturais, foi aprovado no Exame de Qualificação, no qual participaram seu orientador, o Prof. Dr. Dimas A. Kunsch, líder do grupo de pesquisa ‘Da Compreensão como Método’ da Umesp; a Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo, também da Umesp; e a Profa. Dra. Dora Santos Silva, da Universidade Nova de Lisboa. O grupo de pesquisa é do CNPq e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, associado à Cátedra Unesco de Comunicação.

Em sua pesquisa, na qual elegeu o ensaio como método, numa associação direta ao pensamento da compreensão e ao grupo de pesquisa, Franthiesco Ballerini dá continuidade à investigação iniciada em 2015 sobre o poder da cultura no mundo, que gerou o livro ‘Poder Suave – Soft Power’, publicado em 2017 e finalista do 60º Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa. Na obra, Ballerini fala do poder de sedução de Hollywood, Bossa Nova, Moda Francesa, British Invasion, Bollywood, Carnaval, Telenovelas, Balé Russo, Tango, Cultura MAG japonesa, Arte Renascentista e Arte Milenar Chinesa. 

Livro finalista do 60º Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa.

Já na pesquisa para a tese de doutorado, Franthiesco Ballerini dá continuidade à investigação sobre o poder da cultura no mundo, com foco especial nas produções de arte e entretenimento audiovisuais no século 21. Ele investiga alguns dos artistas de maior poder cultural no mundo no século 21, pretendendo demonstrar, com isso, os mecanismos de consolidação do poder cultural. A pesquisa também quer contribuir para a melhor compreensão – ainda rarefeita entre educadores, estudantes, produtores culturais e os próprios artistas – desses importantes mecanismos de construção, manutenção e, também, desconstrução do poder no campo da cultura de massa e pós-massiva no século 21, buscando, então, uma formação educacional e artística mais completa, consciente, integrada e, por isso mesmo, mais compreensiva.

Tags:, , , , , ,
 
WhatsApp Image 2021-05-15 at 12.30.20

Para compreender o Brasil atual: uma contribuição de Hannah Arendt e de Carl Gustav Jung

Eventos