Eventos

Para compreender o Brasil atual: uma contribuição de Hannah Arendt e de Carl Gustav Jung

WhatsApp Image 2021-05-15 at 12.30.20

Por Jaqueline Florentino

A Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação e o grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método” têm a bem grande alegria de convidar para uma conversa com os professores doutores Dimas Künsch e Leonardo Torres sobre o tema “Para compreender o Brasil atual: uma contribuição de Hannah Arendt e de Carl G. Jung”.

Temas como o da compreensão como método, da banalidade do mal, da culpa coletiva e das sombras, que atravessam a vida pessoal, social e política, serão trazidos para o debate.

O confronto com essas realidades, a partir de uma ótica compreensiva, pode nos ajudar a fugir dos costumeiros dualismos e maniqueísmos, para, com isso, assumir com maior energia, responsabilidade e amor a tarefa humana de transformação de nossas vidas e do mundo que nos foi dado habitar. Compreender, ensina Arendt, começa por “tentarmos sentir o mundo como nossa casa”.

O diálogo com o mundo diverso e complexo dos símbolos, na perspectiva junguiana, por sua vez, pode nos auxiliar na tarefa de escapar do pensamento reducionista e explicativo – não raro associado ao ódio e a bolhas de todos os tipos – para nos projetar na direção da busca de sentidos para nossas vidas, para o Brasil desses “tempos sombrios” (Arendt) e para o mundo, que enfrenta por sua vez a maior crise sanitária de todo os tempos.

Textos trabalhados:

ARENDT, Hannah. “Compreensão e política (as dificuldades da compreensão)”. In: Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. (Acesse aqui)

ARENDT, Hannah. “O que resta? Resta a língua: uma conversa com Günter Gaus”. In: Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. (Acesse aqui)

KOHN, Jerome. Introdução. In: ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. (Acesse aqui)

JUNG, Carl G. “Wotan”. In: Aspectos do drama contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Acesse aqui)

JUNG, Carl G. “Depois da catástrofe”. In: Aspectos do drama contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Acesse aqui)

 

Nosso encontro acontece: 

03 | Junho | 2021 | 19h

Para acompanhar, acesse o link:
http://bit.ly/WebiCompreensao

Tags:, , , , , , ,

Doutorando da Umesp, Franthiesco Ballerini investiga o poder da cultura no mundo

Pesquisas Sem categoria
debate efeito placebo

Líder do grupo de pesquisa participa de debate sobre medicina, religião e charlatanismo

Eventos