Livros

História do cinema propõe uma imersão na linguagem cinematográfica mundial

Franthiesco Ballerini lança quinto livro e descreve de forma inédita o universo do cinema

Jaqueline Florentino

 

Foto: divulgação

 

    A cultura e a arte são manifestações importantes para a sociedade que valorizam aspectos inerentes aos grupos sociais de uma determinada época. No Brasil, esses pilares começaram a dar sinais de fragilidade, diante da adoção de cortes de investimentos e restrição de determinadas temáticas. Na contramão dessa tendência, 2020 também celebra a ampliação dos estudos do cinema mundial. Nos referimos à mais nova obra, História do cinema mundial, escrita por Franthiesco Ballerini. O autor é jornalista graduado e mestre pela Universidade Metodista (Umesp) e integrante do grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método”.. 

     História do cinema mundial surge como um respiro para a arte e inspira novos saberes que contribuem para a construção de conhecimento. “É importante plantar essas sementes, que vão lutar contra essa corrente conservadora e de censura de produções que são fundamentais de se discutir no Brasil e no mundo”, observa  Ballerini diante das atuais medidas de limitar fundos para filmes e outras decisões adotadas principalmente no cenário cultural brasileiro.

    O lançamento ocorreu na primeira semana de março, 2, no espaço Reserva Cultural, localizado na emblemática Avenida Paulista, em São Paulo. Não por acaso, o local com que se apresenta o quinto livro de Ballerini nos faz refletir diante de tal sincronicidade entre a temática abordada na obra – como uma exaltação das diversas formas de se fazer cinema – e o local físico que recebe esse lançamento, reconhecidamente palco de manifestações artísticas e culturais tão diversas ao longo dos quase três quilômetros de avenida.

Foto: divulgação

   Em benefício aos alunos, professores, estudiosos do cinema e audiovisual, além dos amantes da sétima arte, História do cinema mundial propõe uma imersão nas variadas culturas ao redor mundo, por meio do estudo de  filmes representativos de cada país. Ballerini ressalta: “Acredito que seja o momento de valorizar o cinema. É importantíssimo reverberar a importância desses filmes para o mundo, para que alguém tenha interesse econômico nele.”

    A obra de Franthiesco Ballerini, que é resultado de três anos de pesquisa,  propõe uma curadoria de filmes bem pensada. Isso porque o contato com o mundo acadêmico – atualmente cursando doutorado em Comunicação Midiática pela Umesp – possibilitou conhecer filmes para além da cultura de massa, resgatando a essência das boas produções cinematográficas independente de sua época e popularidade.     “O cinema é um poderoso instrumento de difusão de cultura, de entretenimento e de hábitos”, ressalta Ballerini, que revela a necessidade de de um diálogo  na primeira parte de seu livro sobre como se consolidaram as principais indústrias cinematográficas do mundo, a exemplo de Hollywood. Nesse percurso, o autor propõe o estudo dos movimentos cinematográficos mais simbólicos do mundo, para, numa terceira parte, trazer o que considera  o melhor cinema produzido em cada continente, levando em consideração três aspectos principais: cultural, estético e de linguagem.

   Ballerini traz de forma didática o aprofundamento da linguagem cinematográfica e, como  afirma, a partir do lançamento do seu quinto livro – História do cinema mundial – tem adotado o enfoque de análise para a cultura em geral. O escritor e jornalista pontua: “O cinema vai continuar sendo minha fonte diária de trabalho em televisão e em artigos científicos. Mas para livros, o cinema não vai ser mais o meu único escopo.”

    O jovem autor, que percorreu por redações de veículos tradicionais, revistas renomadas e foi finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro Poder Suave – Soft Power (2017), atribui o seu sucesso às sucessivas especializações que traduziram o seu foco na temática que desejava trabalhar.

    A contribuição de Ballerini para os apaixonados por arte e cultura não para por aí. O autor promete novo lançamento para 2023, que será sobre a continuidade do tema do “poder suave”. Sexto livro do autor, será resultado da tese de doutorado que está cursando. 

 

História do cinema mundial

Autor: Franthiesco Ballerini

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 106,40 (Ebook: R$ 67,70)

Páginas: 320 (17 x 24 cm)

ISBN: 978-85-323-1148-1

 

 
Captura de Tela (14)

Últimas informações sobre o evento da Comunicação, literatura e compreensão

Eventos