Pesquisas, Revistas

Grupo de Pesquisa “Da compreensão como método” lança dossiês sobre o Pensar e o Agir compreensivos

Screen Shot 2019-05-19 at 5.35.52 PM

Tayane Abib

Já se encontram disponíveis para leitura e compartilhamento os dossiês “Pensar bajo el signo de la comprensión” e “Actuar con el signo de la comprensión”, publicados , respectivamente, nas edições de número 39 (janeiro-junho 2018) e 40 (julho-dezembro 2019) da revista Folios.

Editados pela Facultad de Comunicaciones da Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), em parceria com o grupo de pesquisa “Da compreensão como método” e Catédra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), os volumes apresentam-se sob o gênero ensaio, em consonância com as buscas do grupo de trabalhar com um modo de expressão conversacional.

O conjunto dos treze textos dedicado ao tema geral de Pensar sob o signo da compreensão  reúne os esforços dos pesquisadores em aprofundarem a dimensão epistemológica do termo, articulando a ideia comum, mas não única e muito menos unívoca, de considerar a compreensão como método do saber.

Em rota complementar, os dezoito ensaios que integram o escopo Agir com o signo da compreensão enfatizam as potencialidades de aplicação do método da compreensão em práticas sociais e de investigação, como iniciativa para que o pensamento ganhe contornos concretos e se converta em princípio de ação que abrace o plural.

Com os dossiês, reafirmamos também o nosso convite: estimular diálogos que integrem abordagens polifônicas e polissêmicas, em sentido a teorias e práticas que se assumam compreensivas.

 

cartaz (1)

IV Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão reúne pesquisadores nacionais e estrangeiros na Universidade Metodista em novembro

Eventos

Mateus Yuri participa em NY de evento internacional de Jornalismo Literário

Eventos Pesquisas Viagem