Curso online, Entrevista, Pesquisas

Os contos de fadas: para além de histórias, o reflexo de nossa jornada de vida

 

Lançamento de curso online é um convite para refletir como os personagens se relacionam com o nosso mundo interior

Por Jaqueline Florentino

 

Tudo começa com um “Era uma vez..”, e a história se torna ainda mais mágica. Os contos de fadas são capazes de despertar no ouvinte sensações de encantamento, de esperança, ou então de que todos os sonhos são possíveis. Você já deve ter escutado uma história ou mesmo assistido a um filme desse universo. Mas o que tem por trás dos célebres contos? Por qual motivo tantas pessoas se identificam com essas histórias?

Estas e outras perguntas vêm norteando o estudo e as pesquisas de Carolina Chamizo Babo ao longo dos últimos anos. Mestre em Comunicação e especialista em Teorias e Práticas da Comunicação, ela participa do grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método”, com produções em livro, artigos e capítulos de livros sobre a temática dos contos de fadas na perspectiva de Carl Gustav Jung.  

Autora do livro “Era uma vez, outra vez: a reinvenção dos contos de fada”, Carolina se dedica à compreensão de como os contos de fadas são espelhos da jornada de vida de cada ser humano. “Como parte fundamental da psique, os contos de fada habitam nossa alma, dialogando a todo o momento com o que temos de mais valioso dentro de nós: nosso universo simbólico, nossa capacidade de criar narrativas, inventar histórias e exteriorizar sonhos.” 

 

Que saudades do tempo em que tive o privilégio de orientar a dissertação de Mestrado da Carolina, de ver o encanto dela com as questões da alma humana a partir dos contos de fadas, de aprender com ela! Um exemplo de dedicação, relembra Dimas A. Künsch, o líder do grupo de pesquisa. 

 

Carolina acaba de lançar o seu mais novo projeto: o curso online “Interpretando os Contos de Fada: trilhando os caminhos da alma”. Ela e a psicoterapeuta Mical Albanezi desenvolvem aulas que promovem a reflexão sobre as origens, versões, símbolos e arquétipos dos contos. O curso online oferece ainda materiais complementares, e-book completo e uma comunidade virtual para os alunos.

Curso online
Foto: divulgação

 

O workshop é um convite a aprofundar a forma de pensar os contos de fadas. O curso alterna aulas gravadas e encontros ao vivo. As aulas gravadas reservam um conteúdo rico, que une as áreas da Comunicação e da Psicologia.

No primeiro bloco, Carolina ministra as aulas de contextualização dos contos: o que são, origens e principais autores e obras, e ingressa no tema dos contos de fada hoje: a retomada dos contos em filmes, animações e seriados e a reinvenção em produções da atualidade. Para finalizar, as aulas tratam da estrutura dos contos: funções, jornada do herói e jornada da heroína.

No segundo bloco, Mical abre com o tema das imagens primordiais no psiquismo: inconsciente coletivo, arquétipos e complexo. Na sequência, irá refletir sobre a construção de símbolos pela psique, expressos na cultura e em seus desdobramentos, os impactos e a necessidade de experiência simbólica. E, por último, a aula sobre os contos de fada no ambiente terapêutico, a psicologia arquetípica, mitologemas e metodologia de interpretação.

Para as aulas ao vivo, as facilitadoras separaram sete contos: A Branca de Neve, A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, A Princesa e o Sapo, Rapunzel e A Rainha da Neve. Nesse quadro, serão discutidos a origem de cada conto, versões e reinterpretações na atualidade. Além disso, o estudo se apoia na tríade estrutural: amplificação, construção do contexto e tradução psicológica para a interpretação sistematizada dos contos de fada.

O curso online foi preparado para despertar em cada aluno a magia de desvendar a jornada de cada personagem de um conto de fadas e, mais que isso, de entender como essa história se relaciona com a sua vida. “Estudar os contos de fadas e compreendê-los significa estudar e compreender não somente a história humana, mas, e principalmente, a história de cada ser humano, uma vez que eles pertencem aos reinos encantados do inconsciente coletivo e refletem diretamente na nossa mais importante forma de fantasia, ou de representação simbólica, que é a própria vida”, encerra Carolina. 

 

Curso online: “Interpretando os Contos de Fada: trilhando os caminhos da alma”

Facilitadoras: Carolina Chamizo Babo  e Mical Albanezi C. de Oliveira

Modalidade: online (aulas gravadas e ao vivo)

Aulas gravadas: 10 aulas (com duração de até 2 horas)

Aulas ao vivo: 7 aulas com início dia 05/09 – sábado (com duração de 3 horas cada). 

No final do curso, os alunos receberão um certificado de 30 horas e bônus exclusivos.

Na página do Instagram, você pode conhecer um pouco mais desse universo:

@eraumavez_outravez

Mais informações, entre em contato: 

Carolina: (11) 98075-7005

Mical: (17) 98144-7300

 

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Dimas Künsch lança livro sobre método da compreensão

Eventos Livros

História do cinema propõe uma imersão na linguagem cinematográfica mundial

Livros