Eventos, Pesquisas

Grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método” apresenta calendário de reuniões para o primeiro semestre de 2019

 

Em 2019, o grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método”, liderado por Dimas A. Kunsch e Mateus Yuri Passos e sediado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), realiza reuniões mensais às quartas-feiras, às 19h30, nos meses de fevereiro, abril e junho, no Edifício Capa da Umesp – Campus Rudge.

Nos meses de março e maio, o grupo se vê num sábado para a sua reunião mensal, das 9h30 às 12h30, e para umas horas de convivência (almoço, apresentação musical e outros).

As reuniões seguem a metodologia tradicional de apresentação de trabalhos (dissertações e teses concluídas, papers, livros e capítulos de livros); leitura e debate de textos eleitos para estudo; apresentação e debate de projetos de pesquisa (mestrado e doutorado); lembrança do que aconteceu no período (trabalhos concluídos, publicações, participação em eventos e outros); apresentação de novos participantes; planejamento de atividades e, nas reuniões do sábado, conversa com pesquisadores convidados.

O foco teórico-epistemológico é o do pensamento e método da compreensão, tanto no sentido COGNITIVO (as diferentes formas de conhecimento e o desafio e urgência de cooperação e diálogo entre elas: a ciência e as artes; a filosofia e os saberes comuns; o mito e a religião; os saberes emergentes, em suas novas configurações, como o feminismo, a ecologia, os direitos humanos…) quanto no sentido INTERSUBJETIVO, ÉTICO, POLÍTICO, da CIDADANIA, da DEMOCRACIA, da JUSTIÇA e da PAZ.

O grupo “Da Compreensão como Método” trabalha em associação com o grupo “Comunicación, Periodismo y Sociedad – CPS”, da Facultad de Comunicacionas da Universidad de Antioquia (UdeA), de Medellín, Colômbia, no contexto de um convênio de cooperação acadêmica entre a Umesp e a UdeA.

O grupo “Da Compreensão como Método” realizou até o momento três Seminários Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão, nos anos de 2015, 2016 e 2017, com o apoio da Fapesp.

Calendário de reuniões

27/2 (quarta-feira) – 19h30 – Edifício Capa – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos

23/3 (sábado) – 9h30-12h30: reunião; 12h30-16h30: almoço / convivência (Edifício Comopolitan Higienópolis – R. Olímpia de Almeida Prado, 27 – Barra Funda – a poucos metros da estação Marechal do Metrô Linha 3 Vermelha)

24/4 (quarta-feira) – 19h30 – Edifício Capa – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos

25/5 (sábado) – 9h30-12h30: reunião; 12h30-16h30: almoço / convivência

26/6 (quarta-feira) – 19h30 – Edifício Capa – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos

O grupo de pesquisa “Da Compreensão como Método” convida e está aberto à participação de pesquisadores de todos os níveis e áreas de formação, de dentro e de fora da Universidade Metodista de São Paulo. A participação é livre, espontânea e gratuita.

 
image_preview

Dominique Wolton conversa com grupo de pesquisa “Da compreensão como método” e com a Cátedra Unesco-Metodista

Entrevista